Inglês – PERIGO ?

Língua inglesa como ameaça às outras línguas e à diversidade cultural

 

A supremacia mundial da língua inglesa uma vez responsável pela liderança politica e cultural dos britânicos durante o último século, está agora seriamente ameaçando a posição britânica em nível internacional. Quase dois biliões de pessoas no mundo falam inglês e os benefícios tradicionalmente concedidos aos britânicos diminuíram pois estes, como estrangeiros, além do inglês dominam ainda outra língua.

Podemos assim afirmar que o multilinguismo e o multiculturalismo serão vantagens competitivas de valor imensurável. Portanto, quanto aos idiomas que se devem aprender de agora em diante, a resposta é uma só: quanto mais, melhor. Porém, a mobilidade na busca de melhores oportunidades profissionais e a expansão comercial entre as diversas nações emergentes ajudarão a determinar as escolhas. Na minha opinião, o espanhol e o inglês continuarão a ser prioridade, pois que tem maior grau de conectividade com o restante do planeta.

Dito isto, concluímos então que o inglês não é uma ameaça às outras línguas mas sim um acréscimo, podendo quando muito ameaçar-se a si própria pois como é difundida e estandardizada todas as outras tem acesso a si, considerando ainda o quão fácil é de assimilar e aprender!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: