GLOSSÁRIO

Estereótipo: imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo de pessoas na sociedade. A aceitação é ampla e culturalmente difundida no ocidente, sendo um grande motivador de preconceito e discriminação.
Xenofobia: é, num sentido amplo (usado mas muito debatido) referindo-se a qualquer forma de preconceito, racial, grupal (de grupos minoritários) ou cultural. Apesar de amplamente aceito, este significado gera confusões, associando xenofobia a preconceitos, levando a crer que qualquer preconceito é uma fobia.
Multilinguismo: “Hoje com a migração, abertura de fronteiras, meios de locomoção mais rápidos, ensino de outros idiomas nas escolas e a disseminação de novas técnicas de informação e comunicação, tornou mais fácil a comunicação entre os povos. Pode-se dizer que o monolinguismo começou a perder espaço para a pluralidade linguística ou multilingualismo.”
Pluralidade: deriva de plural e significa quantidade, o fato de não ser único; multiplicidade, diversidade. É uma mistura de raças e culturas no mesmo lugar.
Preconceito: juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou “estranhos”. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, racial e sexual. De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, o estereótipo.
Cidadania Europeia: foi instituída pelo Tratado de Maastricht, em 1992, e confere direitos e deveres aos cidadãos da União Europeia – “Éinstituída a cidadania da União. Écidadão da União qualquer pessoa que tenha a nacionalidade de um Estado-Membro. A cidadania da União écomplementar da cidadania nacional e não a substitui.” Art.º17 Tratado UE
Humanismo: refere-se genericamente a uma série de valores e ideais relacionados à celebração do ser humano
Diversidade cultural: engloba as diferenças culturais que existem entre as pessoas, como a linguagem, vestimenta e tradições, bem como a forma como as sociedades organizam-se conforme a sua concepção de moral e de religião, a forma como eles interagem com o ambiente. O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.
Diálogo de culturas: pode ser considerado como um diálogo entre surdos, já que cada interlocutor compreende somente os sinais e linguagens do seu próprio universo cultural.
Um Passaporte Europeu das Línguas,
baseado no QECR e integrado na Carteira Europeia das Línguas, foi incluído no Europass, um quadro único para as qualificações. Desde Fevereiro de 2005, foram criados em linha quase 50 000 passaportes das línguas e descarregados mais 181 806 modelos em branco para preenchimento em papel. O CV Europass, que inclui uma secção linguística, é ainda mais popular: até hoje, foram criados em linha mais de um milhão de CV e descarregados cerca de 1,7 milhões.
A fim de reunir e disponibilizar informação sobre a utilização dos certificados de línguas, a sua natureza e a sua qualidade, a Comissão financiou um estudo intitulado «Inventário da Certificação Linguística na Europa» (II.6.3). Com base nos resultados, foi recomendado pelos autores que a Comissão trabalhasse com as principais partes interessadas para melhorar a qualidade do desenvolvimento e da validação dos testes pelas entidades competentes, fixar normas de qualidade e um código de boas práticas para os certificados de línguas na Europa, e apoiar a colaboração entre as entidades emissoras dos certificados nos diferentes países e os estabelecimentos de ensino em geral.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: